Buscar
  • The Garden

Paisagista de Brasília, Nil de Sousa vai abrir escritório em Portugal

Brasília não leva o nome de cidade-monumento à toa. São prédios e edificações que mais parecem obras de arte ao ar livre. Outra alcunha justa seria capital-jardim, graças às incríveis obras de Burle Marx (1909-1994) espalhadas pelos palácios e entrequadras.



O paisagista é um dos modernistas que ajudaram a construir a capital, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O responsável pelos jardins do Itamaraty, entre tantos outros, foi a inspiração de Nil de Sousa, do The Garden. O artista da cidade agora prepara voos maiores, com um escritório na cidade do Porto, em Portugal.



Jornalista e empresário, Nil sempre foi um apaixonado pelo paisagismo. Em 1998, então, ele decidiu largar as antigas profissões e mergulhou no mundo de transformar terrenos em lindos jardins. Naquele ano, fundou o New Garden, que ocupava terreno de 5.500 m² no Núcleo Bandeirante.


Seu primeiro desafio foi recuperar dois grandes projetos de Burle Marx, Os Jardins do Palácio do Jaburu e os do Palácio da Justiça. “Conheci ele [Marx] em um jantar na casa do paisagista Osvaldo Nery”, conta em entrevista ao Metrópoles.


0 visualização